FORUM DE FILOSOFIA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

+25
karen.nascimento_703
LUANAK_702
leonardo cruz_702
nagibfilho2_702
GustavoPacheco_702
vinitavares_701
Carlosmenezes_701
taina_tamires702
isabellacardoso_703
alinelobato_701
tarcisio_701
Iriscardoso_702
edsonaragão_702
taianatavares_702
anacarolina_703
Joaoneto_703
edmundotauan_702
gabrielacruz_703
maycondouglas_701
paulo andre_702
biancamartins_702
JoséNeto_701
luanapereira_701
glendapinheiro_702
Admin
29 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  Admin Seg maio 26, 2008 3:23 pm

Neste forum é apenas para postagem dos resumos do Capitulo SOCRATES - do Livro Mundo de Sofia. Não será necessário entregar impresso, apenas postar aqui.

Orientações:

Seu resumo deverá ter no mínimo 400 palavras - ou apenas uma pagina digitada no Word.

Você poderá entregar até o dia 06 de junho de 2008. Não deixe para a ultima hora, faça logo!!

Abraços!!!

Ruberval Oliveira

Admin
Admin

Mensagens : 46
Data de inscrição : 06/04/2008

https://mzarife-filosofia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Sócrates

Mensagem  glendapinheiro_702 Ter maio 27, 2008 11:23 pm

sunny Sofia sempre observava a caixa verde para ver se não havia alguma carta. Porém, desta vez ele a encontrou no seu esconderijo. Será que alguém descobriu o seu esconderijo Question Será que algum dia ela irá conhecer Hilde Question E aquele Alberto Knox quem seria Question E o mensageiro seria uma criança Question Tantas dúvidas pairavam sobre a cabeça de Sofia que ao deparar-se com a carta verificou no verso da folha algumas anotações socráticas como: Mais inteligente é aquele que sabe que não sabe. Este marcou profundamente a civilização européia assim como Plantão e Aristóteles.
Os filósofos da natureza são chamados de pré-socráticos, pois viveram antes de Sócrates.
Atenas, a cidade Grega passou a ser o centro da cultura a partir de Sócrates.
Morreu bebendo cicuta, veneno mortífero.
Sofia comparava Jesus com Sócrates. Apenas podem ser comparados mais ou menos na retórica e no abuso do poder.
Sócrates não se considerava um sofista, pois não se julgava sábio e nem cobrava por seus ensinamentos. Para ele importante encontrar um alicerce seguro para os nossos conhecimentos. Ele acreditava que este alicerce estava na razão humana, foi um racionalista convicto.
Sócrates dizia que quem tem consciência faz o que é certo e tem dentro de si algo que o impulsiona a agir de maneira correta. Ele achava impossível alguém ser feliz se agisse contra suas próprias convicções.
Após o término da carta sobre Sócrates, Sofia ficou admirada e comentou com sua mãe porque um homem tão inteligente foi condenado a morte e a mãe ficou confusa ao responder que ele só sabia que nada sabia e era por isso mesmo que ele era e é admirado por todos, pela sua humildade e sensibilidade de grande filósofo.
sunny


Última edição por glendapinheiro_702 em Qui maio 29, 2008 3:06 am, editado 1 vez(es)
glendapinheiro_702
glendapinheiro_702

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/05/2008
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Sócrates.

Mensagem  luanapereira_701 Qua maio 28, 2008 4:31 pm

Sofia recebeu a carta do seu professor de filosofia que pedia desculpas por recusar o convite de ir até a sua casa conhecê-la pessoalmente. Nela estava seu nome: Alberto Knox. Quando olhou o verso da carta, viu algumas perguntas e passou algum tempo refletindo sobre elas. Passados alguns instantes, entrou em seu descobriu esconderijo secreto um grande cão com um envelope amarelo na boca. Então, ela que ele o mensageiro de seu professor. E essa nova carta falava da filosofia em Atenas e de Sócrates.
Na cidade de Atenas surgiram os sofistas,eles tinham um elemento com os filósofos naturais : também viam com os olhos muito críticos a mitologia tradicional.Sócrates foi contepÔraneo dos sofistas. Sabemos que Sócrates nasceu em Atenas e que ali passou toda a sua vida.
Uma coisa é certa :Sócrates era feio de doer.Era baixo e godo,tinha olhos que pareciam querer saltar das órbitas e o nariz arrebitado,mas seu interior era "absolutamente maravilhoso" conforme diziam.
Apesar disso ,Sócrates foi condenado à morte por sua atividade como filósofo.
Sócrates acreditava ouvir uma voz divina dentro de si, e esta "consciência" lhe dizia o que era certo.E só quem faz o que é certo " assim dizia Sócrates" pode se transformar num homem de verdade.
Sócrates como filósofo estava no fato de que ele não queria propriamente ensinar as pessoas,ele dava a impressão de ele próprio querer aprender com seu interlecutor.Mas Sócrates não teria se tornado um filósofo famoso se apenas tivesse prestado atenção ao que os outros diziam.


Última edição por luanapereira_701 em Ter Jun 03, 2008 10:56 pm, editado 1 vez(es)

luanapereira_701

Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Re: FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  JoséNeto_701 Qua maio 28, 2008 4:32 pm

Resumo do capítulo "SÓCRATES" do livro O mundo de Sofia.
Os filósofos da natureza são frequentemente chamados de pré-socráticos, pois viveram antes de Sócrates.
Entre os Atenienses era comun a arte de bem falar, a retórica.
Os sofistas tinham um importante elemento comum com os filósofos naturais: eles também viam com olhos muito críticos a mitologia tradicional. Ao mesmo tempo, os sofistas simplesmente rejeitavam tudo o que consideravam especulação filosófica desnecessária. Para eles, ainda que houvesse respostas para muitas questões filosóficas, ninguém jamais seria capaz de encontrar respostas realmente seguras e definitivas para os mistérios da natureza e do universo. Este ponto de vista é conhecido como ceticismo.
O ponto central de toda a atuação de Sócrates como filósofo estava no fato de que ele não queria propriamente ensinar as pessoas. Em suas conversas, Sócrates dava a impressão de ele próprio querer aprender com seu imterlocutor. Ao "ensinar", ele não assumia a posição de um professor tradicional. Ele dialogava, discutia.
Geralmente, no começo de uma conversa, Sócrates fazia perguntas, como se não sabia de nada. Durante a conversa, frequentemente conseguia levar seu interlocutor a ver os pontos fracos de suas reflexões. Uma vez pressionado contra a parede, o interlocutor acabava reconhecendo o que estava certo e o que estava errado.
Sócrates costumava comparar a atividade que exercia com a de sua mãe, que era parteira. Não é a parteira que dá á luz ao bebê. Ela só fica por perto para ajudar durante o parto. Sócrates achava que sua tarefa era ajudar as pessoas a "parir" uma opinião própria, mais acertada, pois o verdadeiro conhecimento tem de vir de dentro, e não pode ser "espremendo-se" os outros. Só o conhecimento que vem de dentro é capaz de revelar o verdadeiro discernimento.
Sócrates foi julgado a tomar o cálice de cicuta por "corromper a juventude" e "não reconhecer a existência dos deuses".
Diferente dos sofistas, Sócrates não se considerava um sofista, isto é, uma pessoa instruída, sábia. Ele não cobrava absolutamente nada por seus ensinamentos. Achava que "mais inteligente é aquele que sabe que não sabe". E no fundo, não sabia nada sobre a existência do mundo.
Sócrates estava preocupado justamente em encontrar definições claras e válidas universalmente para o que é certo e para o que é errado. Contrariamente aos sofistas, ele acreditava que a capacidade de distinguir entre o certo e o errado estava na razão, e não na sociedade.

JoséNeto_701

Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Re: FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  biancamartins_702 Qui maio 29, 2008 5:06 pm

Neste capítulo Sofia aprende sobre Sócrates o famoso filósofo grego Sócrates, descobre ainda o quem é o mensageiro (ele é um cão Labrador chamado Hermes).O filósofo misterioso se chama Alberto Knox, ele nega o convite de Sofia para tomar um café ou chá.
Hermes (o mensageiro) levam um envelope amarelo contendo informações sobre Sócrates, um pouco de sua história: Sócrates foi o primeiro filósofo nascido em Atenas, na Grécia, todos os filósofos que existiram antes de Sócrates participaram do período pré-socrático.Mas antes de falar totalmente sobre Sócrates o capítulo relata um pouco sobre os sofistas, eles eram pessoas estudadas de determinados assuntos, e ensinavam o que sabiam às outras pessoas. Eram gentes que já tinham viajado muito e que conheciam vários costumes, lendas, usos, formas de governo, leis, eles eram pessoas que pensavam que sabiam tudo enquanto na verdade não sabiam de nada.
Voltando a Sócrates: ele era uma pessoa muito enigmática, nasceu em Atenas na Grécia e lá passou toda a sua vida, ele era muito feio por fora, mas por dentro só tinham pensamentos bons, que era o mais importante.
Sócrates ensinava as pessoas, na verdade ao conversar ele já ensinava muitas coisas.
bounce
biancamartins_702
biancamartins_702

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/05/2008
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Resumo Capitulo Sócrates

Mensagem  paulo andre_702 Qui maio 29, 2008 5:25 pm

Sofia recebeu a carta do seu professor de filosofia que pedia desculpas por recusar o convite de ir até a sua casa conhecê-la pessoalmente. Nela estava seu nome: Alberto Knox. No entanto, ele a presenteou com uma echarpe de seda. Quando olhou o verso da carta, viu algumas perguntas e passou algum tempo refletindo sobre elas. Ela estava em seu esconderijo. Num dado instante, percebeu que alguém vinha da floresta. Passados alguns instantes, entrou em seu local secreto um grande cão labrador com um envelope amarelo na boca. Então, ela descobriu que ele o mensageiro de seu professor. A nova carta falava da filosofia em Atenas e de Sócrates.
Na cidade de Atenas primeiramente surgiram os sofistas – homens que criaram uma crítica social . Eles discutiam sobre o que era natural e o que não era, ou seja, o que era criado pela sociedade. Sócrates foi contemporâneo dos sofistas. Ele também se ocupava das pessoas e de suas vidas, levando-as a refletirem por si mesmas sobre coisas como os costumes, o bem e o mal.
Uma coisa é certa :Sócrates era feio de doer.Era baixo e godo,tinha olhos que pareciam querer saltar das órbitas e o nariz arrebitado,mas seu interior era "absolutamente maravilhoso" conforme diziam.
Mas ele diferia dos sofistas por não se considerar um sábio, não cobrava por seus ensinamentos e tinha a convicção de que nada sabia. Reconhecia que havia muita coisa além do que podia entender e vivia atormentado em busca do conhecimento. Sócrates ousou mostrar as pessoas que elas sabiam muito pouco. Para ele o importante era encontrar um alicerce seguro para os conhecimentos. Ele era um racionalista convicto. Em 399 a.C. foi acusado de corromper a juventude e de não reconhecer a existência dos deuses. Foi julgado, considerado culpado e condenado à morte.
paulo andre_702
paulo andre_702

Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Re: FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  Admin Qui maio 29, 2008 7:27 pm

paulo andre_702 escreveu:Sofia recebeu a carta do seu professor de filosofia que pedia desculpas por recusar o convite de ir até a sua casa conhecê-la pessoalmente. Nela estava seu nome: Alberto Knox. No entanto, ele a presenteou com uma echarpe de seda. Quando olhou o verso da carta, viu algumas perguntas e passou algum tempo refletindo sobre elas. Ela estava em seu esconderijo. Num dado instante, percebeu que alguém vinha da floresta. Passados alguns instantes, entrou em seu local secreto um grande cão labrador com um envelope amarelo na boca. Então, ela descobriu que ele o mensageiro de seu professor. A nova carta falava da filosofia em Atenas e de Sócrates.
Na cidade de Atenas primeiramente surgiram os sofistas – homens que criaram uma crítica social . Eles discutiam sobre o que era natural e o que não era, ou seja, o que era criado pela sociedade. Sócrates foi contemporâneo dos sofistas. Ele também se ocupava das pessoas e de suas vidas, levando-as a refletirem por si mesmas sobre coisas como os costumes, o bem e o mal.
Uma coisa é certa :Sócrates era feio de doer.Era baixo e godo,tinha olhos que pareciam querer saltar das órbitas e o nariz arrebitado,mas seu interior era "absolutamente maravilhoso" conforme diziam.
Mas ele diferia dos sofistas por não se considerar um sábio, não cobrava por seus ensinamentos e tinha a convicção de que nada sabia. Reconhecia que havia muita coisa além do que podia entender e vivia atormentado em busca do conhecimento. Sócrates ousou mostrar as pessoas que elas sabiam muito pouco. Para ele o importante era encontrar um alicerce seguro para os conhecimentos. Ele era um racionalista convicto. Em 399 a.C. foi acusado de corromper a juventude e de não reconhecer a existência dos deuses. Foi julgado, considerado culpado e condenado à morte.

-------------------------
Meu caro Paulo André,

Infelizmente não poderia aceitar este seu resumo. Procure ler o capitulo que sugeri e escreva um resumo dele. Não pegue da internet resumos pronto, pois isso não ajudará na sua formação. Pense nisso! Vamos tente, você é capaz. Deixe a preguiça de lado!!! Ok?

Um forte abraço,

Ruberval Oliveira

Admin
Admin

Mensagens : 46
Data de inscrição : 06/04/2008

https://mzarife-filosofia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Re: FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  maycondouglas_701 Qui maio 29, 2008 7:50 pm

[quote="maycondouglas_701"]
maycondouglas_701 escreveu:Very Happy
cheers
[/quoteVamos voltar à nossa filosofia. Já vencemos a primeira parte do curso. Refiro-me com isto à filosofia da natureza, que significou uma verdadeira ruptura com a visão mitológica do mundo. Vamos conhecer agora os três maiores filósofos da Antigüidade: Sócrates, Platão e Aristóteles. Esses três filósofos, cada um a seu modo, marcaram profundamente a civilização européia.
Os filósofos da natureza são freqüentemente chamados de pré-socráticos, pois viveram antes de Sócrates. É verdade que Demócrito morreu alguns anos depois de Sócrates, mas todo o seu pensamento está inserido no universo da filosofia natural pré-socrática. Isto porque Sócrates representa um divisor de águas não apenas do ponto de vista temporal. Nosso ponto de referência geográfico também se altera agora. É que Sócrates foi o primeiro filósofo nascido em Atenas e tanto ele quanto seus dois sucessores viveram e atuaram em Atenas. Talvez você se lembre que Anaxágoras também viveu algum tempo em Atenas, mas foi banido da cidade porque considerava o Sol uma esfera incandescente (Sócrates também não viria a ter um destino mais feliz!).
A partir da época de Sócrates, Atenas passou a constituir o centro da cultura grega. Mais importante ainda do que isto é observar que, quando passamos dos filósofos da natureza para Sócrates, verificamos também uma mudança essencial em todo o projeto filosófico.
Antes de conhecermos Sócrates, vamos falar um pouco sobre os chamados sofistas, que em sua época eram a marca registrada de Atenas.
Que se abram as cortinas, Sofia! A história do pensamento é um drama de muitos atos.
]

maycondouglas_701

Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Re: FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  Admin Qui maio 29, 2008 8:10 pm

[quote="maycondouglas_701"]
maycondouglas_701 escreveu:
maycondouglas_701 escreveu:Very Happy
cheers
[/quoteVamos voltar à nossa filosofia. Já vencemos a primeira parte do curso. Refiro-me com isto à filosofia da natureza, que significou uma verdadeira ruptura com a visão mitológica do mundo. Vamos conhecer agora os três maiores filósofos da Antigüidade: Sócrates, Platão e Aristóteles. Esses três filósofos, cada um a seu modo, marcaram profundamente a civilização européia.
Os filósofos da natureza são freqüentemente chamados de pré-socráticos, pois viveram antes de Sócrates. É verdade que Demócrito morreu alguns anos depois de Sócrates, mas todo o seu pensamento está inserido no universo da filosofia natural pré-socrática. Isto porque Sócrates representa um divisor de águas não apenas do ponto de vista temporal. Nosso ponto de referência geográfico também se altera agora. É que Sócrates foi o primeiro filósofo nascido em Atenas e tanto ele quanto seus dois sucessores viveram e atuaram em Atenas. Talvez você se lembre que Anaxágoras também viveu algum tempo em Atenas, mas foi banido da cidade porque considerava o Sol uma esfera incandescente (Sócrates também não viria a ter um destino mais feliz!).
A partir da época de Sócrates, Atenas passou a constituir o centro da cultura grega. Mais importante ainda do que isto é observar que, quando passamos dos filósofos da natureza para Sócrates, verificamos também uma mudança essencial em todo o projeto filosófico.
Antes de conhecermos Sócrates, vamos falar um pouco sobre os chamados sofistas, que em sua época eram a marca registrada de Atenas.
Que se abram as cortinas, Sofia! A história do pensamento é um drama de muitos atos.
]

-------------------------------
Maycon,

Vamos ler o capitulo sobre Socrates no mundo de sofia? Creio que este não seja o resumo e nem elaborado por vc. Desculpe!! Leia!! Ainda dá tempo!!

Ruberval Oliveira

Admin
Admin

Mensagens : 46
Data de inscrição : 06/04/2008

https://mzarife-filosofia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Re: FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  gabrielacruz_703 Sex maio 30, 2008 12:32 am

Sofia muito ansiosa ficava observando a caixa verde, no dia seguinte sofia desceu correndo da escada e viu a sua mãe lavando louça com medo ela passou correndo na frente de sua mãe mas ela viu e perguntou se ela já tinha pegado o jornal e ela disse se ela não queria fazer esse favor pra ela e foi embora lá para fora toda apressada prara ver se tinha alguma carta para ela chaegando lá só avia jornais, sofia voltou para a cozinha e ouviu um comentário de sua mãe dizendo que derepente ela tinha passado á se enteressar por jonais.Quando sua mãe saiu para fazer compras sofia saiu correndo lá para fora com um envelope que tinha páginas sobre a crença do destino e foi para o seu esconderijo.chegando lá ela ficou nervosa porque tinha um envelope branco bem do seu lado com cartas do professor de filosofia, sofia abriu o envelope e nela estava escrito que ele tinha lido sua carta,disse que um dia eles iam se conhecer e ele não ia mas entre gar as cartas pessoalmente e ele se identificou o nome dele é Alberto Knox. A carta não tinha selo nem tinham colocado na caixa de correio, quando ela olhou no verso da página estava escrito : Será que existe um sentimento natural de pudor ? Mais inteligente é aquele que sabe que não sabe. O verdadeiro conhecimento vem de dentro. Quem sabe o que é certo acaba fazendo a coisa errada .então começou a ler os textos falando sobre a filosofia em atenas, o homem no centro, quem foi sócrates, a arte do diálogo, uma voz divina, um curinga em atenas, o conhecimento do que é certo leva ao agir correto, e ela fo se interessando cada vez mais sibre a filosofia
flower gabriela flower
What a Face
gabrielacruz_703
gabrielacruz_703

Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/05/2008
Idade : 28
Localização : belém/pará

http://www.orkut.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty O mundo de sofia: Socrates

Mensagem  edmundotauan_702 Sex maio 30, 2008 5:13 pm

Sofia recebeu a carta do seu professor de filosofia que pedia desculpas por recusar o convite de ir até a sua casa conhecê-la pessoalmente. Nela estava seu nome: Alberto Knox. No entanto, ele a presenteou com uma echarpe de seda. Quando olhou o verso da carta, viu algumas perguntas e passou algum tempo refletindo sobre elas. Ela estava em seu esconderijo. Num dado instante, percebeu que alguém vinha da floresta. Passados alguns instantes, entrou em seu local secreto um grande cão lavrador com um envelope amarelo na boca. Então, ela descobriu que ele o mensageiro de seu professor. A nova carta falava da filosofia em Atenas e de Sócrates.

Na cidade de Atenas primeiramente surgiram os sofistas – homens que criaram uma crítica social. Eles discutiam sobre o que era natural e o que não era, ou seja, o que era criado pela sociedade. Sócrates foi contemporâneo dos sofistas. Ele também se ocupava das pessoas e de suas vidas, levando-as a refletirem por si mesmas sobre coisas como os costumes, o bem e o mal. Mas ele diferia dos sofistas por não se considerar um sábio, não cobrava por seus ensinamentos e tinha a convicção de que nada sabia. Reconhecia que havia muita coisa além do que podia entender e vivia atormentado em busca do conhecimento. Sócrates ousou mostrar as pessoas que elas sabiam muito pouco. Para ele o importante era encontrar um alicerce seguro para os conhecimentos. Ele era um racionalista convicto. Em 399 a.C. foi acusado de corromper a juventude e de não reconhecer a existência dos deuses. Foi julgado, considerado culpado e condenado à morte.

edmundotauan_702

Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  Joaoneto_703 Sex maio 30, 2008 5:15 pm

Sophia é uma estudante de 14 anos que encontra um misterioso envelope esperando por ela em casa. Ela abre e lê: é um curso de filosofia grátis de um misterioso professor, Alberto Knox! Trata-se de um curso de filosofia, disposto em ordem cronológica, que após uma introdução, começa a tratar das origens da filosofia, na Grécia, com o conjunto de pensadores conhecidos como "Pré-Socráticos". Este começa com as perguntas “Quem é você”?”e” De onde vem o mundo?”Todos os dias há um capítulo novo e Sophia vai ficando cada vez mais interessada, ansiosamente aguardando a próxima etapa.

Assim, Sophia é desafiada a ampliar seus pensamentos e a questionar o mundo a sua volta. Ela faz uma viagem pelo mundo filosófico, onde passa a conhecer cada pensador, até chegar ao pensamento socrático. Ela começou a ler a carta sobre Sócrates, e passou a discutir sobre o que era ou não natural. Ela conversava com as pessoas, sabia que não sabia muito e achava importante encontrar um alicerce seguro para o conhecimento. Na carta sobre Sócrates Sofia pode perceber a humildade do filósofo, pois o mesmo era um sábio que não cobrava pelos seus ensinamentos. Embora tivesse a convicção de que nada sabia. De modo geral, ele era um racionalista convicto e ignorante, Sócrates obrigava as pessoas a usarem a razão. Desta forma, ele conseguia sempre descobrir os pontos fracos na forma de pensar dos atenienses. Mas em 399 a.C este filósofo foi julgado, considerado culpado e condenado à morte, devido ser culpado de corromper a juventude e de não reconhecer a existência dos deuses.

Joaoneto_703

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/05/2008
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Re: FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  anacarolina_703 Sex maio 30, 2008 6:18 pm

no capítulo de Sócrates,Sofia descobre quem é o mensageiro e que ele se chama Hermes.
esse mensageiro chamado Hermes leva uma carta de envelope amarelo,a carta desse envelope amarelo falava sobre Sócrates,dizia que ele era o único filósofo que era nascido em Atenas que se localizava na Grécia.
E todos os filósofos nascidos antes dele eram chamados de pré-socráticos falava também dos sorfistas que eram pessoas que se achavam inteligentes,que sabiam tudo enquanto não sabiam absolutamente nada.eles conheciam muitas coisas e inclusive leis,e muitíssimos lugares;eles os sorfistas eram estudantes, e o que eles sabiam eles ensinavam outras pessoas que não sabiam tantas coisas,apesar de que eles não sabiam absolutamente nada.Uma das coisas que eles diziam saber eram as leis,conheciam lugares,como eu já disse acima.E diz num parágrafo no livro:O mundo de Sofia.
-que os mais inteligentes são aqueles que sabem que não sabem.
voltando a Sócrates:Sócrates(470-399 a.C.) ele talvez seja o personagem mais enigmática de toda a história da filosofia.
anacarolina_703
anacarolina_703

Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Resumo do livro "O Mundo de Sofia" - Sócrates

Mensagem  taianatavares_702 Sex maio 30, 2008 7:57 pm

Sofia viu sua mãe, e decidiu não contar sobre a echarpe de seda.
Quando a mãe saiu, Sofia correu para seu esconderijo e descobriu um pequeno envelope branco.
Sofia abriu o envelope e leu.
O professor de filosofia tinha escrito que um dia eles se encontrariam.
Olhou o verso da carta e ali havia algumas frases, que serviam de preparação para o próximo envelope.
Leu as frases e ficou decifrando uma por uma refletindo sobre todas e achando resposta para elas, quando de repente ouviu um barulho de galhos seco. Será que é o mensageiro?
No momento entra um cão labrador com um envelope na boca. Sofia sentiu o coração dar um salto e chorou.
Depois de refeita do choque pegou o envelope abriu e começou a ler.
A FILOSOFIA EM ATENAS
A carta era para apresentar Hermes o cachorro que entregava as cartas, e para continuar a aula de filosofia que falava dos três maiores filósofos da antiguidade: SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES. Eles cada um do seu jeito marcaram profundamente a civilização européia.
Os filósofos da natureza eram chamados de Pré-Sócrates, pois viveram antes de Sócrates.
Sócrates foi o primeiro filósofo nascido em Atenas.
A partir da época de Sócrates, Atenas passou a constituir o centro da cultura grega.
O HOMEM NO CENTRO
Atenas se transformou no centro cultural do mundo grego por volta de 450 a.C. A partir daí, a filosofia tomou um novo rumo.
Era importante entre os atenienses dominar a arte de bem falar, a retórica. Não demorou muito para um grupo de filósofos se concentrarem em Atenas e se autodenominarem sofistas, e tinha em comum com os filósofos naturais, ver com olhos muito críticos a mitologia tradicional.
CETICISMO é o ponto de vista conhecido na filosofia para mistérios da natureza e do universo. Protágoras dizia: Dos deuses nada posso dizer de concreto. Chamamos de Agnóstico aquele que não é capaz de afirmar categoricamente se existe ou não um Deus.
Os sofistas afirmaram que não havia normas absolutas para o certo e o errado. Ao contrário Sócrates tentou mostrar que algumas normas são realmente absolutas e de validade universal.
QUEM FOI SOCRÁTES
Sócrates (470-399 a.C) talvez seja o personagem mais enigmático de toda a história da filosofia.Ele foi condenado à morte por sua atividade como filósofo.
Platão seu discípulo e também um dos maiores filósofos escreveu muitos diálogos ou conversas filosóficas nos quais Sócrates aparece.
A ARTE DO DIÁLOGO
Sócrates em suas conversas não assumia a posição de um professor tradicional. Ao contrário ele dialogava, discutia.
Geralmente no começo da conversa, Sócrates só fazia perguntas, como se não soubesse de nada.
E que a sua tarefa era ajudar as pessoas a “parti” de uma opinião própria, mas aceitada, pois o verdadeiro conhecimento tem que vir de dentro da pessoa.
UMA VOZ DIVINA
Por Sócrates não querer denunciar seus inimigos políticos, foi que lhe custou a própria vida.
No ano de 399 a.C. ele foi acusado de corromper a juventude e de “não reconhecer a existência dos deuses”. Ele considerava sua própria consciência a verdade, pois poderia ter pedido clemência. Mas se tivesse feito isso, não teria sido Sócrates.
Jesus e Sócrates eram pessoas consideradas enigmáticas no tempo em que viviam. Ambos acreditavam falar em nome de uma coisa que era maior do que eles mesmos.E tinham uma mensagem a transmitir, indissoluvelmente associada à sua coragem pessoal.
UM CURINGA EM ATENAS
A diferença entre o sofista e um filósofo é que os sofistas cobram por suas exposições.Um filósofo sabe bem que no fundo, ele sabe muito pouco. Sócrates sabia muito bem que nada sabia sobre a vida e o mundo: o fato de saber tão pouco não o deixava em paz.
O filósofo reconhece que há muita coisa para entender e vive atormentado por isto.
A humanidade tem questões importantes, para quais não é fácil encontrar uma resposta adequada.
Algumas pessoas acham que estão cem por cento certas, ou então se mostram indiferentes.
O CONHECIMENTO DO QUE É CERTO LEVA AO AGIR CORRETO
Sócrates acreditava ouvir uma voz divina dentro de si, e esta “consciência” lhe dizia o que era certo. Contrariando os sofistas ele acreditava em distinguir entre o certo e o errado estava na razão, e não na sociedade.
Sócrates achava impossível alguém ser feliz se agisse contra suas próprias convicções.
Depois que Sofia terminou de ler a carta, saiu de seu esconderijo e foi para sua casa antes que sua mãe chegasse.
A mãe de Sofia entrou e comentou que ela andava ultimamente preocupada.
Sofia não entendeu o que sua mãe tinha dito e respondeu:
-Sócrates também andava assim.
Surpresa sua mãe arregalou os olhos e Sofia continuou comentando sobre Sócrates no que ela perguntou: - Você aprendeu isso na escola?
Sofia negou, pois na escola a gente não aprende nada... A diferença entre um professor e um filósofo, é que o professor pensa que sabe tudo e tenta enfiar essas coisas na cabeça dos seus alunos. Um filósofo,ao contrário,tenta ir ao fundo das coisas dialogando.
taianatavares_702
taianatavares_702

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty resposta

Mensagem  edsonaragão_702 Sex maio 30, 2008 8:16 pm

Sofia desceu para cozinha,e sua mãe lavando a louça.
E Sofia puxando conversa com sua mãe.E Sofia na caixa de correio para ver se tinha alguma carta,e só tinha jornais.
Qaundo Sofia está indo pra cozinha sua mãe falava mal dela.
Qando sua mãe saio para fazer as compras,e Sofia foi direto para seu esconderijo levando um envelope que as paginas sobre a crença no destino.
E o filosofo estava ali no esconderijo ele deixou uma carta para Sofia e quando ela pegou estava toda umida nas bordas e depois ela leu.

edsonaragão_702

Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Re: FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  Iriscardoso_702 Sáb maio 31, 2008 10:49 pm

sunny cheers Já dizia SÓCRATES “... mas inteligente é aquele que sabe que não sabe...”
Sofia recebeu uma carta que lhe dava uma noção do que é filosofia, essa carta na verdade era tipo uma bolsa de estudos grátis que alguém lhe deu. Esse documento falava sobre algumas coisas sobre filosofia falava também sobre um dos filósofos mas famosos SÓCRATES .
Sócrates foi dos personagens mais estigmatico de toda a história da filosofia. Ele nasceu em ATENAS e ali passou toda sua vida, sobretudo nas praças dos mercados e nas ruas, onde conversava com todos.
SÓCRATES foi condenado à morte por sua atividade como filosofo.
Platão dá a palavra a Sócrates, não podemos afirmar com toda a certeza que foi Sócrates quem disse tais palavras. Assim sempre será um mistério o que o “Sócrates histórico” realmente disse.
cheers

Iriscardoso_702

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty SÓCRATES - 701

Mensagem  tarcisio_701 Dom Jun 01, 2008 12:51 am

Após decidir que não diria nada para a sua mãe sobre o echarpe de seda, Sofia tentou puxar uma conversa perguntando se já tinha ido buscar o jornal, a mãe de Sofia disse para ela ir buscar, sua mãe ficou desconfiada, pois a menina passou a se interessar muito por jornais. Quando sua mãe saio para fazer compras, Sofia corre para seu esconderijo levando um envelope contendo páginas. No esconderijo ela descobriu um pequeno envelope branco.
Sofia se perguntava, será que o filósofo tinha estado ali? Será que ele sabia onde era o seu esconderijo secreto? Mas porque será que os envelopes estavam úmidos? Então ela resolveu ler o envelope.
Sofia já estava com quatorze anos e já tinha recebido diversas cartas. Já que o mensageiro iria botar a carta em seu esconderijo, ela resolveu que ira esperar lá para obter mais informações com ele. Quando ainda se encontrava em seu esconderijo, Sofia ouviu um estalar de galhos secos vindos do lado da cerca que dava para a floresta, Sofia se perguntou, será o mensageiro do qual o filosofo falou na carta, que ira deixar cartas para nos comunicarmos no meu esconderijo? Sofia ficou com medo quando ouviu que a pessoa vinha acompanhada de um cachorro enorme e que se aproximavam respirando com ansiedade, o cachorro trazia na boca um envelope amarelo, deixando cai aos pés de Sofia, mas a menina ficou tão assustada que não teve tempo de reagir, e o cão desapareceu na floresta fechada.
Aquele animal era o mensageiro! Por isso as bordas de todos os envelopes estavam sempre úmidas, e tinha aquelas marcas de dentes. Sofia pensou que agora sim fazia sentido todas as orientações que o filosofo lhe havia dado.
O filosofo misterioso explicou para Sofia sobre Hermes, seu cachorro, dito na mitologia o mensageiro dos Deuses. Falou sobre Sócrates, Platão, Aristóteles e sobre os sofistas.
Sócrates obrigava as pessoas a pensar sobre suas vidas, as pessoas diziam que se alguém entrava em discussão ou conversa com ele, acabavam se contradizendo, Sócrates fazia com que as pessoas enxergassem e questionassem os seus próprios erros.Sofia recebe mais uma carta de Sócrates que falava sobre o poder da transformação humana através do conhecimento para alcançar a felicidade e a verdade.
Ao chega em casa a mãe de Sofia percebe a diferença de sua filha, pois ela demonstra-se inquieta, ela lhe faz várias perguntas enquanto a menina lavava a louça, Sofia está pensativa e com medo que alguém possa descobrir seus segredos.

tarcisio_701

Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty resumo do livro o mundo de sofia

Mensagem  alinelobato_701 Dom Jun 01, 2008 3:28 am



sócrates
Após acordar Sofia pediu para sua mãe pegar os jornais.só havia jornais também oque ela queria? Encontrar tão rapido uma resposta para sua carta? na primeira página do jornal havia alguma coisa escrita sobre o regimento norueguês da UNO no Líbano, de volta a cozinha,ouviu um comentario maldoso de sua mãe: É...Derrepente você passou a se enteressar muito por jornais...Lá chegando, seu coração pareceu sair pela boca quando ela descobriu um pequeno envelope baranco bem ao lado da lata com as cartas do professor de filosofia. Não havia selo e ela não tinha sido sequer colocado na caixa de correios a carta tinha ido parar diretamente no seu esconderijo supersecreto bem o meio da ntiga sebe. Enquanto estava sentada ali, ouviu de resposta o estalar de galhos secos vindos do lado da sebe que daa para floresta.

A FILOSOFIA EM ATENAS
Caso não tenha se encontrado com ele Hermes é um cachorro. Mas não precisa ficar com medo. Hermes era um mensageiro dos deuses na mitologia grega e também o deus dosa marinheiros. Os filósofos da atureza são freqüentemente chamados de pré-socraticos, pois viveram antes de Sócrates. Sócartes foi o primeiro filósofo nascido em atenas e tanto ele quantos seus dois sucessores viveram e atuaram em atenas.
HOMEM NO CENTRO
Os filósofos naturais eram sobretudo pesquisadores naturais. Eles ocupam, portanto, um lugar muito importante na história da ciência. Depois dels, o centro de interesse em ateas se deslocou para o homem e para sua posição na sociedade.
QUEM FOI SÓCRATES?
Sócrates (470-399 a.c) talvez seja a personagem mais enigmática de toda a história da filosofiaele nãoescrevu uma única linha e, não obstante, estáentre os que maior influência exerceram sobre o pensamento europeu.
A ARTE DO DIÁLOGO
O ponto central de toda a atuaçãode Sócrates como filósofo estava no fato de que ele não queria propriamente ensinar as pessoas. Para tanto, em suas conversas, Sócartes dava a impressão dele própio querer aprender com seu intelector.
UMA VOZ DIVINA
Mas Sócrates não vivia pegando no pé das pessoas porque queria atormentá-las. Havia qualquer coisa dentro dele que não lhe deixava outra saída senão esta. Ele sempre dizia que ouvia uma voz divina dentro de si. Sócrates protestava, por exemplo, recusava-sea denunciar seus inimigos políticos. No fim, isto lhe custou a própia vida, que no ano de 399 a.c foi condenado de morte por ter comrropido a juventude.
UM CURINGA EM ATENAS
Sócrates foi comteporâneo dos sofistas. Como eles, Sócrates também se ocupava das pessoas e da vida das pessoas, e não dos problemas dos filósofos naturais.
O CONHECIMENTO DO QUE É CERTO LEVA AO AGIR CORRETO
Sócrates gostava de ouvir uma voz divina dentro de si, esta "cosciência" lhe dizia oq era certo. Para ele, quem sabe oque é bom acaba fazendo o bem.Sócrates acreditava que o conhecimento do que é certo leva agir ao correto.
Smile

alinelobato_701

Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Resumo: SÓCRATES

Mensagem  isabellacardoso_703 Dom Jun 01, 2008 7:41 pm

I love you I love you I love you Nesse capítulo, a mãe de Sofia a pede para pegar os jonais.Na primeira página do jornal havia algo escrito sobre o regimento noruegues da UNO no Líbano. Sofia se dirigiu ao seu esconderijo ,quando encontrou uma carta úmida com marcas estranhas do professor de filosofia, cujo nome era Alberto Knox. Nela dizia que um dia eles iam se encontrar, que ele não ia mais entregar as cartas pessoalmente, por ser arriscado, mas mandaria um mensageiro que entregaria diretamente em seu esconderijo, e caso haja necessidade, ela poderia colocar sua carta num envelope cor-de-rosa com um pedacinho de doce ou um torrãO de açucar para o mensageiro trazer para ele.
Sofia nunca havia recebido uma carta tão estranha assim, úmida em plena primavera, com marcas estranhas, e que não tinha sido sequer colocada na caixa de correio.A carta tinha ido parar diretamente em seu esconderijo supersecreto, bem no meio da antiga sabe.
Atrás da página havia algumas frases: Será que existe um sentimento natural de pudor?Mas inteligente é aquele que sabe que não sabe.O verdadeiro conhecimento vem de dentro.Quem sabe o que é certo acaba fazendo a coisa certa.Sofia começou a pensar sobre essas quatro frases, quando um ouviu de repente uns ruídos vindo em direção ao seu esconderijo. Era um cão labrador, que trazia, entre os dentes, uma carta do filosofo e à pos sobre o colo de Sofia e foi embora.Na carta tinha o tema:Filosofia em Atenas, onde o filósofo explicava que os grandes filósofos vinham de Atenas. I love you I love you I love you I love you

cat albino pig elephant
isabellacardoso_703
isabellacardoso_703

Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/05/2008
Idade : 28
Localização : belém-Pará

https://www.youtube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Sócrates

Mensagem  luanapereira_701 Seg Jun 02, 2008 9:43 pm

Sofia recebeu a carta do seu professor de filosofia que pedia desculpas por recusar o convite de ir até a sua casa conhecê-la pessoalmente. Nela estava seu nome: Alberto Knox. Quando olhou o verso da carta, viu algumas perguntas e passou algum tempo refletindo sobre elas. Passados alguns instantes, entrou em seu descobriu esconderijo secreto um grande cão com um envelope amarelo na boca. Então, ela que ele o mensageiro de seu professor. E essa nova carta falava da filosofia em Atenas e de Sócrates.
Na cidade de Atenas surgiram os sofistas,eles tinham um elemento com os filósofos naturais : também viam com os olhos muito críticos a mitologia tradicional.Sócrates foi contepÔraneo dos sofistas. Sabemos que Sócrates nasceu em Atenas e que ali passou toda a sua vida.
Uma coisa é certa :Sócrates era feio de doer.Era baixo e godo,tinha olhos que pareciam querer saltar das órbitas e o nariz arrebitado,mas seu interior era "absolutamente maravilhoso" conforme diziam.
Apesar disso ,Sócrates foi condenado à morte por sua atividade como filósofo.
Sócrates acreditava ouvir uma voz divina dentro de si, e esta "consciência" lhe dizia o que era certo.E só quem faz o que é certo " assim dizia Sócrates" pode se transformar num homem de verdade.
Sócrates como filósofo estava no fato de que ele não queria propriamente ensinar as pessoas,ele dava a impressão de ele próprio querer aprender com seu interlecutor.Mas Sócrates não teria se tornado um filósofo famoso se apenas tivesse prestado atenção ao que os outros diziam.


Última edição por luanapereira_701 em Ter Jun 03, 2008 10:58 pm, editado 1 vez(es)

luanapereira_701

Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Sócrates

Mensagem  luanapereira_701 Seg Jun 02, 2008 9:44 pm

Sofia recebeu a carta do seu professor de filosofia que pedia desculpas por recusar o convite de ir até a sua casa conhecê-la pessoalmente. Nela estava seu nome: Alberto Knox. Quando olhou o verso da carta, viu algumas perguntas e passou algum tempo refletindo sobre elas. Passados alguns instantes, entrou em seu descobriu esconderijo secreto um grande cão com um envelope amarelo na boca. Então, ela que ele o mensageiro de seu professor. E essa nova carta falava da filosofia em Atenas e de Sócrates.
Na cidade de Atenas surgiram os sofistas,eles tinham um elemento com os filósofos naturais : também viam com os olhos muito críticos a mitologia tradicional.Sócrates foi contepÔraneo dos sofistas. Sabemos que Sócrates nasceu em Atenas e que ali passou toda a sua vida.
Uma coisa é certa :Sócrates era feio de doer.Era baixo e godo,tinha olhos que pareciam querer saltar das órbitas e o nariz arrebitado,mas seu interior era "absolutamente maravilhoso" conforme diziam.
Apesar disso ,Sócrates foi condenado à morte por sua atividade como filósofo.
Sócrates acreditava ouvir uma voz divina dentro de si, e esta "consciência" lhe dizia o que era certo.E só quem faz o que é certo " assim dizia Sócrates" pode se transformar num homem de verdade.
Sócrates como filósofo estava no fato de que ele não queria propriamente ensinar as pessoas,ele dava a impressão de ele próprio querer aprender com seu interlecutor.Mas Sócrates não teria se tornado um filósofo famoso se apenas tivesse prestado atenção ao que os outros diziam.

luanapereira_701

Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Re: FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  luanapereira_701 Seg Jun 02, 2008 9:44 pm

[quote="luanapereira_701"]Sofia recebeu a carta do seu professor de filosofia que pedia desculpas por recusar o convite de ir até a sua casa conhecê-la pessoalmente. Nela estava seu nome: Alberto Knox. Quando olhou o verso da carta, viu algumas perguntas e passou algum tempo refletindo sobre elas. Passados alguns instantes, entrou em seu descobriu esconderijo secreto um grande cão com um envelope amarelo na boca. Então, ela que ele o mensageiro de seu professor. E essa nova carta falava da filosofia em Atenas e de Sócrates.
Na cidade de Atenas surgiram os sofistas,eles tinham um elemento com os filósofos naturais : também viam com os olhos muito críticos a mitologia tradicional.Sócrates foi contepÔraneo dos sofistas. Sabemos que Sócrates nasceu em Atenas e que ali passou toda a sua vida.
Uma coisa é certa :Sócrates era feio de doer.Era baixo e godo,tinha olhos que pareciam querer saltar das órbitas e o nariz arrebitado,mas seu interior era "absolutamente maravilhoso" conforme diziam.
Apesar disso ,Sócrates foi condenado à morte por sua atividade como filósofo.
Sócrates acreditava ouvir uma voz divina dentro de si, e esta "consciência" lhe dizia o que era certo.E só quem faz o que é certo " assim dizia Sócrates" pode se transformar num homem de verdade.
Sócrates como filósofo estava no fato de que ele não queria propriamente ensinar as pessoas,ele dava a impressão de ele próprio querer aprender com seu interlecutor.Mas Sócrates não teria se tornado um filósofo famoso se apenas tivesse prestado atenção ao que os outros diziam.

luanapereira_701

Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Re: FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  luanapereira_701 Seg Jun 02, 2008 9:45 pm

Sofia recebeu a carta do seu professor de filosofia que pedia desculpas por recusar o convite de ir até a sua casa conhecê-la pessoalmente. Nela estava seu nome: Alberto Knox. Quando olhou o verso da carta, viu algumas perguntas e passou algum tempo refletindo sobre elas. Passados alguns instantes, entrou em seu descobriu esconderijo secreto um grande cão com um envelope amarelo na boca. Então, ela que ele o mensageiro de seu professor. E essa nova carta falava da filosofia em Atenas e de Sócrates.
Na cidade de Atenas surgiram os sofistas,eles tinham um elemento com os filósofos naturais : também viam com os olhos muito críticos a mitologia tradicional.Sócrates foi contepÔraneo dos sofistas. Sabemos que Sócrates nasceu em Atenas e que ali passou toda a sua vida.
Uma coisa é certa :Sócrates era feio de doer.Era baixo e godo,tinha olhos que pareciam querer saltar das órbitas e o nariz arrebitado,mas seu interior era "absolutamente maravilhoso" conforme diziam.
Apesar disso ,Sócrates foi condenado à morte por sua atividade como filósofo.
Sócrates acreditava ouvir uma voz divina dentro de si, e esta "consciência" lhe dizia o que era certo.E só quem faz o que é certo " assim dizia Sócrates" pode se transformar num homem de verdade.
Sócrates como filósofo estava no fato de que ele não queria propriamente ensinar as pessoas,ele dava a impressão de ele próprio querer aprender com seu interlecutor.Mas Sócrates não teria se tornado um filósofo famoso se apenas tivesse prestado atenção ao que os outros diziam.[/quote]

luanapereira_701

Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Re: FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  luanapereira_701 Seg Jun 02, 2008 9:46 pm

[quote="luanapereira_701"]Sofia recebeu a carta do seu professor de filosofia que pedia desculpas por recusar o convite de ir até a sua casa conhecê-la pessoalmente. Nela estava seu nome: Alberto Knox. Quando olhou o verso da carta, viu algumas perguntas e passou algum tempo refletindo sobre elas. Passados alguns instantes, entrou em seu descobriu esconderijo secreto um grande cão com um envelope amarelo na boca. Então, ela que ele o mensageiro de seu professor. E essa nova carta falava da filosofia em Atenas e de Sócrates.
Na cidade de Atenas surgiram os sofistas,eles tinham um elemento com os filósofos naturais : também viam com os olhos muito críticos a mitologia tradicional.Sócrates foi contepÔraneo dos sofistas. Sabemos que Sócrates nasceu em Atenas e que ali passou toda a sua vida.
Uma coisa é certa :Sócrates era feio de doer.Era baixo e godo,tinha olhos que pareciam querer saltar das órbitas e o nariz arrebitado,mas seu interior era "absolutamente maravilhoso" conforme diziam.
Apesar disso ,Sócrates foi condenado à morte por sua atividade como filósofo.
Sócrates acreditava ouvir uma voz divina dentro de si, e esta "consciência" lhe dizia o que era certo.E só quem faz o que é certo " assim dizia Sócrates" pode se transformar num homem de verdade.
Sócrates como filósofo estava no fato de que ele não queria propriamente ensinar as pessoas,ele dava a impressão de ele próprio querer aprender com seu interlecutor.Mas Sócrates não teria se tornado um filósofo famoso se apenas tivesse prestado atenção ao que os outros diziam. lol!

luanapereira_701

Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Re: FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  luanapereira_701 Seg Jun 02, 2008 9:47 pm

Sofia recebeu a carta do seu professor de filosofia que pedia desculpas por recusar o convite de ir até a sua casa conhecê-la pessoalmente. Nela estava seu nome: Alberto Knox. Quando olhou o verso da carta, viu algumas perguntas e passou algum tempo refletindo sobre elas. Passados alguns instantes, entrou em seu descobriu esconderijo secreto um grande cão com um envelope amarelo na boca. Então, ela que ele o mensageiro de seu professor. E essa nova carta falava da filosofia em Atenas e de Sócrates.
Na cidade de Atenas surgiram os sofistas,eles tinham um elemento com os filósofos naturais : também viam com os olhos muito críticos a mitologia tradicional.Sócrates foi contepÔraneo dos sofistas. Sabemos que Sócrates nasceu em Atenas e que ali passou toda a sua vida.
Uma coisa é certa :Sócrates era feio de doer.Era baixo e godo,tinha olhos que pareciam querer saltar das órbitas e o nariz arrebitado,mas seu interior era "absolutamente maravilhoso" conforme diziam.
Apesar disso ,Sócrates foi condenado à morte por sua atividade como filósofo.
Sócrates acreditava ouvir uma voz divina dentro de si, e esta "consciência" lhe dizia o que era certo.E só quem faz o que é certo " assim dizia Sócrates" pode se transformar num homem de verdade.
Sócrates como filósofo estava no fato de que ele não queria propriamente ensinar as pessoas,ele dava a impressão de ele próprio querer aprender com seu interlecutor.Mas Sócrates não teria se tornado um filósofo famoso se apenas tivesse prestado atenção ao que os outros diziam.

luanapereira_701

Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES Empty Re: FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos