FORUM DE FILOSOFIA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

+25
karen.nascimento_703
LUANAK_702
leonardo cruz_702
nagibfilho2_702
GustavoPacheco_702
vinitavares_701
Carlosmenezes_701
taina_tamires702
isabellacardoso_703
alinelobato_701
tarcisio_701
Iriscardoso_702
edsonaragão_702
taianatavares_702
anacarolina_703
Joaoneto_703
edmundotauan_702
gabrielacruz_703
maycondouglas_701
paulo andre_702
biancamartins_702
JoséNeto_701
luanapereira_701
glendapinheiro_702
Admin
29 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES - Página 2 Empty Resumo:Sócrates

Mensagem  taina_tamires702 Ter Jun 03, 2008 10:10 pm

A melhor filosofia, mas que acabou condenando-o à morte por uma corte de athenienses. E ele escolheu morrer bebendo. Tinha sido acusado como desrespeitador das leis de Deus e como um corruptor da juventude atheniense, através de seus ensinos, mas deram a ele a oportunidade de permanecer no exilio.
Sócrates adoptava sempre pelo dialogo, costumava iniciar uma conversação fazendo perguntas e obtendo dessa forma opiniões do interlocutor, que ele aparentemente aceitava.
A Teoria de Sócrates, porventura sua contribuição mais importante ao pensamento ocidental, (respondendo a uma pergunta com outra pergunta) o método dialético do inquérito, tido como o método de Sócrates, que se aplicou na maior parte ao estudo dos conceitos morais-chave, tais como o bem e a justiça. Conceitos usados constantemente sem nenhuma definição real.

taina_tamires702

Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES - Página 2 Empty O Mundo de Sofia : SÓCRATES

Mensagem  Carlosmenezes_701 Qui Jun 12, 2008 9:30 pm

SÓCRATES

Sofia recebeu a carta do seu professor de filosofia que pedia desculpas por recusar o convite de ir até a sua casa conhecê-la pessoalmente. Nela estava seu nome: Alberto Knox. No entanto, ele a presenteou com uma echarpe de seda. Quando olhou o verso da carta, viu algumas perguntas e passou algum tempo refletindo sobre elas. Ela estava em seu esconderijo. Num dado instante, percebeu que alguém vinha da floresta. Passados alguns instantes, entrou em seu local secreto um grande cão labrador com um envelope amarelo na boca. Então, ela descobriu que ele o mensageiro de seu professor. A nova carta falava da filosofia em Atenas e de Sócrates.
Sócrates
Na cidade de Atenas primeiramente surgiram os sofistas – homens que criaram uma crítica social . Eles discutiam sobre o que era natural e o que não era, ou seja, o que era criado pela sociedade. Sócrates foi contemporâneo dos sofistas. Ele também se ocupava das pessoas e de suas vidas, levando-as a refletirem por si mesmas sobre coisas como os costumes, o bem e o mal. Mas ele diferia dos sofistas por não se considerar um sábio, não cobrava por seus ensinamentos e tinha a convicção de que nada sabia. Reconhecia que havia muita coisa além do que podia entender e vivia atormentado em busca do conhecimento. Sócrates ousou mostrar as pessoas que elas sabiam muito pouco. Para ele o importante era encontrar um alicerce seguro para os conhecimentos. Ele era um racionalista convicto. Em 399 a.C. foi acusado de corromper a juventude e de não reconhecer a existência dos deuses. Foi julgado, considerado culpado e condenado à morte.
Evil or Very Mad
Twisted Evil

Carlosmenezes_701

Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES - Página 2 Empty Re: FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  vinitavares_701 Sex Jun 13, 2008 12:29 am

ATRAVÉS DO DIÁLOGO, SÓCRATES FAZIA AS PESSOAS DUVIDAREM DE SI MESMAS PARA BUSCAR O VERDADEIRO CONHECIMENTO.ELE DIZIA QUE MAIS INTELIGENTE É ''AQUELE QUE SABE QUE NÃO SABE''.SÓCRATES SÓ FAZIA PERGUNTAS, COMO SE NÃO SOUBESSE DE NADA.DURANTE A CONVERSA, FREQUENTEMENTE CONSEGUIA LEVAR SEU INTERLOCUTOR A VER OS PONTOS FRACOS DE SUAS PRÓPRIAS REFLEXÕES.UMA VEZ PRESSIONADO CONTRA A PAREDE, O INTERLOCUTOR ACABAVA RECONHECENDO O QUE ESTAVA CERTO E O QUE ESTAVA ERRADO.SÓCRATES ACHAVA QUE SUA TAREFA ERA AJUDAR AS PESSOAS A ''PARIR'' UMA OPINIÃO PRÓPRIA, MAIS ACERTADA, POIS O VERDADEIRO CONHECIMENTO TEM DE VIR DE DENTRO E NÃO PODE SER OBTIDO ''APERTANDO'' OS OUTROS.
MAS SÓCRATES NÃO PEGAVA NO PÉ DAS PESSOAS POR QUE QUERIA ATORMENTÁ-LAS.ELE SEMPRE DIZIA QUE OUVIA UMA VOZ DIVINA DENTRO DE SI.
JUSTAMENTE POR QUE FINGIA QUE NÃO SABIA DE NADA, SÓCRATES FORÇAVA AS PESSOAS A USAR A RAZÃO.SÓCRATES ERA CAPAZ DE SE FINGIR IGNORANTE, OU DE MOSTRAR-SE MAIS TOLO DO QUE REALMENTE ERA.CHAMAMOS A ISTO DE IRONIA SOCRÁTICA.
NO ANO DE 399 A.C., ELE FOI CONDENADO DE ''CORROMPER A JUVENTUDE'' E DE NÃO ''RECONHECER A EXISTÊNCIA DOS DEUSES''.POR UMA MAIORIA APERTADA, SÓCRATES FOI CONDENADO CULPADO POR UM JÚRI DE CONQUENTA PESSOAS.ELE MORREU BEBENDO UM CÁLICE DE SICUTA.

vinitavares_701

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES - Página 2 Empty resumo de sócrates!

Mensagem  GustavoPacheco_702 Sáb Jun 14, 2008 3:13 pm

Crying or Very sad Sofia recebeu a carta do seu professor de filosofia que pedia desculpas por recusar o convite de ir até a sua casa conhecê-la pessoalmente. Nela estava seu nome: Alberto Knox. No entanto, ele a presenteou com uma echarpe de seda. Quando olhou o verso da carta, viu algumas perguntas e passou algum tempo refletindo sobre elas. Ela estava em seu esconderijo. Num dado instante, percebeu que alguém vinha da floresta. Passados alguns instantes, entrou em seu local secreto um grande cão labrador com um envelope amarelo na boca. Então, ela descobriu que ele o mensageiro de seu professor. A nova carta falava da filosofia em Atenas e de Sócrates.

Sócrates

Na cidade de Atenas primeiramente surgiram os sofistas – homens que criaram uma crítica social . Eles discutiam sobre o que era natural e o que não era, ou seja, o que era criado pela sociedade. Sócrates foi contemporâneo dos sofistas. Ele também se ocupava das pessoas e de suas vidas, levando-as a refletirem por si mesmas sobre coisas como os costumes, o bem e o mal.

Mas ele diferia dos sofistas por não se considerar um sábio, não cobrava por seus ensinamentos e tinha a convicção de que nada sabia. Reconhecia que havia muita coisa além do que podia entender e vivia atormentado em busca do conhecimento. Sócrates ousou mostrar as pessoas que elas sabiam muito pouco. Para ele o importante era encontrar um alicerce seguro para os conhecimentos. Ele era um racionalista convicto. Em 399 a.C. foi acusado de corromper a juventude e de não reconhecer a existência dos deuses. Foi julgado, considerado culpado e condenado à morte.

GustavoPacheco_702

Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES - Página 2 Empty resumo de socratis

Mensagem  nagibfilho2_702 Sáb Jun 14, 2008 8:16 pm

Filosofo grego, Sócrates nasceu em Atenas no ano de 470 a.C. . De origem modesta, era filho de Sofronisco, escultor, e de Fenarete, parteira, com quem dizia ter aprendido a arte de obstetra de pensamentos.
Era casado com Xantipa, cujo nome se tornou provérbio.
Abandonando a arte de seu pai dedicou-se inteiramente a missão de despertar e educar as consciências, tendo como influência a filosofia de Anaxágoras. Sempre entre jovens, sempre em discussões, especialmente com os sofistas, nada escreveu. Por isso, o seu pensamento tem que ser reconstituído sobre testemunhos, nem sempre concorde, de Xenofonte, de Platão e de Aristóteles.
Em 399 a.C., a sua atividade e a sua vida foram finalizadas pela condenação à morte, sob a acusação de corromper os jovens contra a religião e as leis da pátria. Ao se dirigir aos atenienses que o julgavam, Sócrates disse que lhes era grato e que os amava, mas que obedeceria antes ao deus do que a eles, pois enquanto tivesse um sopro de vida, poderiam estar seguros de que não deixaria de filosofar, tendo como sua única preocupação andar pelas ruas, a fim de persuadir seus concidadãos, moços e velhos, a não se preocupar nem com o corpo nem com a fortuna, tão apaixonadamente quanto a alma, a fim de torná-la tão boa quanto possível.
Denunciado, então, como subversivo, foi condenado à morte ignominiosa, tendo de beber a cicuta na prisão de Atenas em fevereiro de 399 a.C..
Segundo Sócrates, a ciência fala da modificação da alma, purificando o espírito em sua unidade e totalidade, o qual não é mais capaz de erro e de pecado.
CIÊNCIA = VIRTUDE = FELICIDADE
O conhecimento da própria ignorância não é a conclusão final do filosofar, mas o seu momento inicial e preparatório.
É preciso um caminho indireto, como a ironia (método de ensino de Sócrates), porque o caminho para o conhecimento interior é individual a cada um.
A Ironia possui duplo aspecto : a refutação e a maiêutica. Através da refutação, Sócrates faz uma cadeia de raciocínio para provar que a base do que o outro está pensando está errado. Levava ao ridículo homens considerados sábios. O emprego da refutação para libertação do espírito é de origem eleática. Sócrates tira-a de Zenão, que é o criador. Procurava na filosofia o melhor caminho da libertação das almas do erro, do pecado e da condenação ao ciclo de nascimento.
A refutação faz parte da maiêutica, que é a arte de Sócrates projetar idéias, fazer nascer a verdade. Através da maiêutica, Sócrates fingia ser capaz unicamente de interrogar, mas não de ensinar alguma coisa, mas levava o interlocutor, mediante uma série de perguntas habilmente formuladas, a tomar consciência da própria ignorância e a confessá-la.

nagibfilho2_702

Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES - Página 2 Empty Re: FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  leonardo cruz_702 Dom Jun 15, 2008 8:03 pm

Sofia sempre observava a caixa verde de correio para ver se tinha carta de seu professor de filosofia, mas desta vez encontrou uma carta em seu esconderijo de seu professor pedindo desculpas,pois não poderia aceitar seu convite de ir visitala e disse que não ia mas entregar suas cartas pessoalmente pois isso ficou muito arriscado e que era um mensagerio que iria entregar as cartas para ela.
Ela achou estranho a carta esta um pouco umida e com furos e que ia esperar la em seu esconderijo para ver quem era esse mensageiro e se poderia dar enformações sobre seu professor. E isso que ela fez esperou e de repente quando olhou viu um labrador vindo com uma carta na boca, ela ficou sem ação e ele deixou a carta em seus pés. Sofia então entendeu porque as caratas sempre chegavam umidas.
Ela entao abriu a carta e la tinha quatro frases, ela recebeu outro envelope que falava sobre os três filosofos da natureza Sócrates, Platão e Aristóteles.
Apartir da epoca de Sócrates ,Atenas passou a constituir o centro da cultura grega.
Agora vamos falar um pouco sobre os sofistas, quem em sua epoca eram marca registrada em Atenas, os sofistas tinham um importante elemento com os filosofos naturais:eles tambem viam com olhos muito criticos a mitologia tradicional.
Sócrates foi o personagem mais enigmatico da historia da fiolosofia.
Apos Sofia ter terminado de ler a carta sobre socrates ela colocou na carta de bolachas e saiu de seu esconderijo e foi lavar louça pois sua mãe tinha pedido, e ela chegou com duas sacolas de compra e conversou com ela: disse que utimamente ela andava muito preocupada.Apos Sofia ter terminado a louça ela foi para o seu quarto.

leonardo cruz_702

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/05/2008
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES - Página 2 Empty Mundo de Sofia - Sócrates

Mensagem  LUANAK_702 Ter Jun 17, 2008 5:38 pm

Sócrates, pelo seu conhecimento

LUANAK_702

Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES - Página 2 Empty Mundo de Sofia - Sócrates

Mensagem  LUANAK_702 Ter Jun 17, 2008 6:03 pm

Sócrates, pelo seu comportamento, talvez seja o personagem mais enigmático de toda a história da filosofia, pois ele não escreveu uma única linha e, não obstante está entre os que maior influência exerceram sobre o pensamento europeu.
Sócrates nasceu em Atenas e foi considerado o fundador das mais diversas correntes filosóficas, chegando a ser considerado à morte por sua atividade como filósofo e sua vida é conhecida sobretudo através de Platão, seu discípulo, e também um dos maiores filósofos da história.
Sócrates acreditava que só o conhecimento que vem de dentro é capaz de revelar o verdadeiro discernimento, ele chegou a se fingir ignorante, ou de mostrar-se mais tolo do que realmente era, esta situação ficou caracterizada como "ironia socrática", e foi assim que ele mostrou as fraquezas do pensamento dos atenienses.
No ano de 399 a.C. ele foi acusado de "corromper a juventude" e de "não reconhecer a existência de deuses" e foi considerado culpado.
Ele considerava sua própria consciência - e a verdade - mais importantes que sua vida.
Um ponto importante a ressaltar é que Jesus Cristo e Sócrates tinham uma mensagem a transmitir quanto a sua coragem pessoal.
Sócrates foi contemporâneo dos sofistas, mas se diferencia deles porque não se considerava um, ou seja, uma pessoa instruida, sábia.
Sócrates se auto denominava filósofo, ou seja, um amante da sabedoria.

LUANAK_702

Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES - Página 2 Empty Re: FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  karen.nascimento_703 Sex Jun 20, 2008 8:42 pm

pale


Última edição por karen.nascimento_703 em Dom Jun 22, 2008 10:05 pm, editado 1 vez(es)
karen.nascimento_703
karen.nascimento_703

Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/05/2008
Idade : 29
Localização : belém-pa

https://www.youtube.com

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES - Página 2 Empty Re: FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  lucasrodrigues_702 Dom Jun 22, 2008 1:54 am

Resumo do capitulo Sócrates do livro o mundo de Sofia.

Sofia recebeu a carta do seu professor de filosofia que pedia desculpas por recusar o convite de ir até a sua casa conhecê-la pessoalmente. Na carta estava o nome de seu professor: Alberto Knox. Quando olhou o verso da carta, viu algumas perguntas e passou algum tempo refletindo sobre as mesmas.
Sofia sempre olhava a caixa verde para ver se tinha cartas nela. Já nesta vez a carta se encontrava no seu esconderijo. Muitas duvidas surgiram na vida de Sofia, frases socráticas também como: “ Mais inteligente é aquele que sabe que não sabe”.
Ele não se considerava sofista, pois, não se considerava sábio e nem cobrava por ensinar as pessoas.
Sócrates dizia que quem tem consciência faz o que é certo e tem dentro de si algo que o impulsiona a agir de maneira correta. Ele achava impossível alguém ser feliz se agisse contra suas próprias convicções.
Sofia perguntou para sua mãe porque uma pessoa inteligente como aquele foi morto.
Mas Sócrates não teria se tornado um filósofo famoso se apenas tivesse prestado atenção ao que os outros falavam.
O Sócrates tinha sua humildade e sensibilidade de grande filósofo.
O pobre Sócrates morreu entre os 70 e 80 anos de idade Exclamation

lucasrodrigues_702

Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES - Página 2 Empty resumo do capitulo sócrates

Mensagem  karen.nascimento_703 Dom Jun 22, 2008 11:26 pm

bom o capitulo SÓCRATES começa quando a mãe de sofia pede a ela va ate a caixa de correio para buscar o jornal ... então ela ela egou o jormnal e leu algumas linhas que falava sabre o contigente norueguês da ONU no Líbano.jah mas tarde quando a menina foi as compras,ela foi a correrpara o toca com uma carta que falava do destino seu coração deu um puloquando encontrou um pequeno envelope branco,junto a caixa das cartas de seu professor de filosofia.Então a menina ficou refletindo para tentar entender quem era o mensageiro de seu professor,e esse pequeno envelope branco estava com as bordas úmidas e apresentava dois furos fundos,igual ao envelope que havia recebido no dia anterior. então ela começou a questionar - se se o filosofo (seu professor) havia estado ali? Se ele sabia onde era seu esconderijo secreto? E porque os envelopes estavcam molhados?
Logo a menina decidiu abrir o envelope para ver o que havia escrito nele.
nele havia escrito Arrow " cara Sofia!li a tua carta com grande interesse - e tambvém com muita pena porque não posso aceitar o convite para i tomar café na tua casa.Havemos de nos encontrar um dia,mas,por enquanto não posso ser visto na Curva do Capitão.
Devo ainda informar que jah posso entragar minhas cartas pessoalmente.Com o decorrer do tempo, isso seria demasiado arriscado. (...)

È uma das frases mas faladas por Sócrates era Arrow "... A pessoa mais sábia é aquela que sabe que não sabe ..."
karen.nascimento_703
karen.nascimento_703

Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/05/2008
Idade : 29
Localização : belém-pa

https://www.youtube.com

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES - Página 2 Empty Capítulo Sócrates

Mensagem  josesilva_702 Ter Jun 24, 2008 2:52 am

Sofia sempre observava a caixa verde de correio para ver se tinha carta de seu professor de filosofia, mas desta vez encontrou uma carta em seu esconderijo de seu professor pedindo desculpas,pois não poderia aceitar seu convite de ir visitá-la e disse que não ia mas entregar suas cartas pessoalmente pois isso ficou muito arriscado e que era um mensageiro que iria entregar as cartas para ela.
Ela achou estranho a carta esta um pouco úmida e com furos e que ia esperar la em seu esconderijo para ver quem era esse mensageiro e se poderia dar informações sobre seu professor. E isso que ela fez esperou e de repente quando olhou viu um labrador vindo com uma carta na boca, ela ficou sem ação e ele deixou a carta em seus pés. Sofia então entendeu porque as cartas sempre chegavam úmidas.
Ela então abriu a carta e la tinha quatro frases, ela recebeu outro envelope que falava sobre os três filósofos da natureza Sócrates, Platão e Aristóteles.
Apartir da época de Sócrates ,Atenas passou a constituir o centro da cultura grega.
Agora vamos falar um pouco sobre os sofistas, quem em sua época eram marca registrada em Atenas, os sofistas tinham um importante elemento com os filósofos naturais:eles também viam com olhos muito críticos a mitologia tradicional.
Sócrates foi o personagem mais enigmático da historia da filosofia.
Apos Sofia ter terminado de ler a carta sobre Sócrates ela colocou na carta uma bolacha e saiu de seu esconderijo e foi lavar louça pois sua mãe tinha pedido, e ela chegou com duas sacolas de compra e conversou com ela: disse que ultimamente ela andava muito preocupada.Apos Sofia ter terminado a louça ela foi para o seu quarto.
josesilva_702
josesilva_702

Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES - Página 2 Empty mundo de sofia

Mensagem  marcosfelipe.701 Ter Jun 24, 2008 10:28 pm

SÓCRATES

Sofia recebeu a carta do seu professor de filosofia que pedia desculpas por recusar o convite de ir até a sua casa conhecê-la pessoalmente. Nela estava seu nome: Alberto Knox. No entanto, ele a presenteou com uma echarpe de seda. Quando olhou o verso da carta, viu algumas perguntas e passou algum tempo refletindo sobre elas. Ela estava em seu esconderijo. Então, ela descobriu que ele o mensageiro de seu professor. A nova carta falava da filosofia em Atenas e de Sócrates.
Sócrates
Na cidade de Atenas primeiramente surgiram os sofistas – homens que criaram uma crítica social . Eles discutiam sobre o que era natural e o que não era, ou seja, o que era criado pela sociedade. Sócrates foi contemporâneo dos sofistas. Ele também se ocupava das pessoas e de suas vidas, levando-as a refletirem por si mesmas sobre coisas como os costumes, o bem e o mal. Mas ele diferia dos sofistas por não se considerar um sábio, não cobrava por seus ensinamentos e tinha a convicção de que nada sabia. . Sócrates ousou mostrar as pessoas que elas sabiam muito pouco. Para ele o importante era encontrar um alicerce seguro para os conhecimentos. Ele era um racionalista convicto. Em 399 a.C. foi acusado de corromper a juventude e de não reconhecer a existência dos deuses. Sócrates talvez seja o personagem mais enigmáticode toda a história da filosofia.ele não escreveu uma única linha e,não obstante,está entre os que maior influência exercerm sobre o pensamento europeu.seu fim trágico talvez seja o que o tornou famoso até mesmo entre os que conhecem pouco de filosofia.
Foi julgado, considerado culpado e condenado à morte.

marcosfelipe.701

Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES - Página 2 Empty O Mundo de Sofia- Res. Sócrates

Mensagem  Kelvin Mattos-702 Qua Jun 25, 2008 2:34 am

Neste capítulo, Sofia passa a receber as cartas do filósofo diretamente em seu esconderijo secreto no jardim (ao contrário do que acontecia antes quando tinha de ir apanhá-las na caixa de correio), pois agora seu professor de filosofia decidiu que não podia mais se arriscar entregando-as pessoalmente e, portanto resolveu mandar seu mensageiro leva-las em seu lugar. A menina estava muito ansiosa com a visita do “tal mensageiro”, pois assim poderia fazer-lhe várias perguntas a respeito de seu tão misterioso professor. Entretanto ela teve um grande choque ao saber que o mensageiro se tratava de um cão adestrado e que, portanto seu plano tinha dado errado. A garota um tanto quanto que desiludida resolveu começar a ler a carta. Inicialmente no verso da folha estavam escritas algumas frases enigmáticas que a puseram a refletir. Depois ela leu sobre a filosofia em Atenas seu principal personagem “Sócrates”. Viu quem ele era como viveu, quais lições deixou, seus métodos, entre outras e outras coisas interessantes a seu respeito. Aprendeu também, um pouco sobre seus discípulos Platão e Aristóteles e as idéias que deixaram para o mundo. Compreendeu a diferença entre os filósofos e os sofistas e refletiu bastante em cima da mais famosa frase do enigmático Sócrates “A pessoa mais sábia é aquela que sabe que não sabe”. Ficou também indignada quando soube como morreu Sócrates e o motivo (foi condenado à morte sob acusação de não crer nos deuses e corromper a mocidade). Uma pessoa tão sábia e tão digna como ele não merecia morrer desse jeito (ou será que merecia?). A menina então foi ajudar sua mãe e depois se recolheu em seu quarto para ficar refletindo (ou melhor, “filosofando”).
Kelvin Mattos-702
Kelvin Mattos-702

Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/06/2008
Idade : 28
Localização : Belém-PA

Ir para o topo Ir para baixo

FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES - Página 2 Empty Re: FORUM - MUNDO DE SOFIA - CAPITULO: SOCRATES

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos